Informação Jornalística: o Poder da Credibilidade e a Imagem Empresarial
Em meio à crise gerada pelo novo coronavírus, o Instituto Datafolha revela: TVs e jornais lideram com 61% e 56%, respectivamente, o índice de confiança no noticiário sobre o tema. Em seguida vêm os programas jornalísticos de rádio (50%) e os sites noticioso (38%). Apesar da velocidade na divulgação das notícias, apenas 12% dos entrevistados disseram confiar nas informações veiculadas em aplicativos e redes sociais.
A questão da velocidade em detrimento da credibilidade da notícia não é nova. Porém, ela se torna atual e urgente em tempos de crise, quando a informação é tão importante para a sociedade, quanto a própria alimentação. Neste momento, é vital para o cidadão consumir informações adequadas e seguras. A notícia até pode surgir nas mídias sociais e viralizar, mas são os veículos jornalísticos que a ratificam, após a checagem dos fatos.
A Imagem da Empresa nas Mídias
Diante das incertezas e fake news, a sociedade busca os veículos jornalísticos como porto seguro das informações. Para se ter uma ideia, no mês de março, calcula-se um crescimento de 50% na procura pelos sites de notícias. Assim, quando a consulta aos veículos jornalísticos aumenta de forma exponencial, é importante saber como está a presença da empresa neste espaço. A imagem, leia-se credibilidade, respeitabilidade e confiança, é vital para definir a aceitação de seus produtos, serviços ou discurso e, por consequência, determinar o sucesso ou o fracasso das ações empreendidas.
Para fazer isso de forma rápida e segura, utiliza-se a Análise de Mídia, ou seja, a análise do material jornalístico veiculado nas mídias. Esta análise vai identificar, aferir e avaliar a presença da empresa em todas reportagens, notas ou inserções veiculadas na mídia impressa e na internet, passando pelo rádio e pela TV. O conjunto de dados vai indicar qual imagem da empresa que está chegando à população e aos públicos alvo através dos veículos de comunicação. Estas informações, articuladas, vão compor um instrumento de Marketing vital para a definição das estratégias de comunicação. Ao mesmo tempo, a Análise de Mídia soluciona uma das grandes dificuldades dos profissionais de comunicação e marketing: quantificar e qualificar os resultados obtidos nas mídias.
Quer saber mais? https://www.background.com.br/analise-de-midias-sociais/
Bette Romero é jornalista, professora, Mestre em Educação e Diretora da Background Maxx Comunicação, agência especializada em análise de imagem nas mídias. E-mail: [email protected]/ LinkedIn e Facebook: Bette Romero Burlamaqui/Twitter: @bette_romero, Instagram: betteromero16