Venda seu peixe na web: 10 dicas para obter visibilidade

8 Nov , 2010 Sem categoria

Por Géssica Hellmann 04 09 2010

Microempresas, consultores independentes, representantes comerciais, profissionais liberais também podem conquistar visibilidade e novos clientes pela internet.

Saiba como fazer que os clientes prefiram o seu peixe ao do seu concorrente. Neste artigo apresento algumas dicas para você conseguir visibilidade neste gigantesco oceano que é a web.
10 dicas para o micro empresário obter resultados na web
1 – Atenção à escolha do domínio
É necessário primeiro decidir o nome do seu site e escolher um domínio (URL) . Esta etapa deve ser feita com cuidado, com o objetivo de escolher corretamente um domínio que esteja de acordo com o que você quer oferecer (seus serviços ou produtos).
Por exemplo, digamos que você seja um microempresário no segmento de moda praia e sua empresa se chama XYZ Confecções Ltda (nome fictício, apenas para exemplificar o artigo). Na escolha do seu domínio é recomendável que você inclua um nome que indique exatamente o que você quer oferecer a seus clientes: http://xyz-moda-praia.com.br
2 – Contratar um bom serviço de hospedagem faz diferença!
Muitos clientes chegam até mim e indagam: “já fiz várias experiências em otimização mas meu site continua sem visibilidade”. Ok, algumas vezes realmente a estratégia adotada em SEO não era a mais adequada para os segmento de meu cliente. Porém, outras vezes, verificamos que um dos fatores em comuns a todos esses clientes era a má escolha do serviço de hospedagem.
Na minha experiência, noto que boa parte dos serviços de hospedagens no Brasil criam limitações práticas até mesmo em seus “planos ilimitados” que dificultam o crescimento da audiência do site.
Todos os clientes que trocaram o serviço de hospedagem por um serviço de hospedagem ilimitada no exterior, principalmente os que estão entre os cinco primeiros na lista dos 10 melhores, logo após a migração tiveram um crescimento muito rápido e um aumento considerável na indexação das páginas do site. Outro fator benéfico é que o custo por um pacote de serviços ilimitados no exterior é muito mais barato que a média dos serviços oferecidos no Brasil.
Hoje eu uso e recomendo o HostGator que possui planos a partir de U$4,95.
3 – Você precisa de um site dinâmico e fácil de atualizar
Não importa o seu tamanho, com a tecnologia disponível em plataformas abertas você não precisa mais fazer o seu site do modo antigo, página por página em um editor html.
Caso você queira você mesmo fazer o seu site, mas entende pouca coisa de linguagem de programação. Uma opção simples e disponível é utilizar a plataforma wordpress para fazer seu site.
Um grande amigo que possui uma microempresa prestadora de serviços na área de calibração, manutenção e conserto de instrumentos de precisão, ano passado, me pediu que o orientasse para fazer um site que ele mesmo pudesse atualizar facilmente. Indiquei a plataforma WordPress e apresentei algumas opções de layout gratuítos. Ao optar por um layout o ajudei a personalizar o layout para transmitir a comunicação e os objetivos de sua empresa. Criamos a comunicação textual e apresentamos em menos de 20 páginas os serviços oferecidos por sua empresa. Em agosto deste ano fez 12 meses que o site está no ar.
Cleverton, proprietário da CSA Equipamentos de Medição, me contou esta semana o quanto está feliz com o resultado obtido nos últimos meses através do site. Disse que o site se tornou uma grande ferramenta de vendas e tem obtido vários novos clientes através dele.
Isso vem a comprovar que um site bem feito, com conteúdo vendedor, atraente e otimizado pode trazer também ótimos resultados para pequenas empresas.
4 – Acrescente credibilidade ao site
Disponibilize em seu site seu endereço físico, telefones, e-mail e outras formas de contato. Facilite a comunicação entre sua empresa e seu cliente.
5 – Forneça informações úteis para seus clientes
O conteúdo precisa mostrar os benefícios de seus produtos e serviços, apontar a sua empresa como solução para seus clientes.
6 – Publique novos artigos com regularidade
A sua visibilidade está fortemente relacionada com a periodicidade que você atualiza seu site.
7 – Crie títulos que despertem o interesse dos visitantes
Para se inspirar, compre revistas Exame, Veja, Você S/A, Época, Isto É, Pequenas Empresas Grandes Negócios, entre outras publicações de grandes editoras e observe as chamadas das capas: são sempre frases curtas, objetivas e que fazem você sentir vontade de ler a revista.
8 – Escreva textos objetivos, claros e convincentes
O conteúdo precisar ser de fácil leitura e ir direto ao assunto que interessa aos leitores. No caso de seu produto, fale sobre os benefícios logo nas primeiras frases e apresente fatos para corroborá-los.
9 – Compartilhe as novidades com os amigos
Disponibilizar Feeds/RSS e compartilhar em outros canais de mídias sociais é muito importante para aumentar o alcance de seu site.
10 – Cadastre a sua empresa e o site da sua empresa no Google Maps
Muitas pesquisas são realizadas de forma regional, por exemplo “pet shop em Joinville”.

Google Maps
Incluindo sua empresa no Google Maps, você tem maior probabilidade de seu site receber visitas quando alguém procura uma empresa do seu segmento na cidade em que você atua. Além disso, você fornece aos clientes um meio rápido para localizar a sua empresa.
Caso a sua empresa já possua um valor mensal reservado para marketing e deseje contratar uma consultoria especializada para implementar uma estratégia online de comunicação vencedora para sua empresa entre em contato pelo formulário abaixo. Teremos o prazer de estudar a melhor ação para o sucesso

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