Veja como consolidar a marca de sua empresa

26 Ago , 2011 Sem categoria

Qual a importância de um nome bem escolhido para seu produto? Como transformar sua marca em sinônimo de atributos particulares, diferentes de toda a concorrência? Como caprichar na identidade visual de sua empresa?
Consolide sua marca
Produtos bem conhecidos do público possuem uma grande vantagem competitiva. Use o poder da marca para acrescentar personalidade e significado a seus produtos e garantir a eles um lugar de destaque no mercado.
O nome do produto
O nome certo ajuda a vender produtos e serviços. Ele dá individualidade e personalidade e permite que o cliente identifique e conheça o que lhe é oferecido. Produtos e serviços com nomes bem escolhidos tornam-se tangíveis e reais para o consumidor. Escolha um nome que valorize a imagem da empresa e o produto. Verifique se ele está disponível no órgão responsável pelo registro de marcas e assegure seus direitos. Se sua empresa atua num mercado internacional, o nome tem que ser pronunciável em outras línguas e não possuir nenhum significado negativo. Os melhores nomes são curtos, adequados, fáceis de escrever e de memorizar. Lembre-se: na maioria dos países, normas rígidas regem o registro de marcas -informe-se com cuidado.
Tire proveito do poder da marca
Um modo eficaz de diferenciar seu produto daqueles oferecidos pelos concorrentes é transformar a marca num sinônimo de atributos particulares, que só ela tem condições de oferecer -aspectos de reconhecimento imediato, fáceis de memorizar e que induzam a associações positivas. Escolha nome, cores, logomarca, embalagem e material promocional que colaborem para construir a imagem de marca desejada por sua empresa. Uma marca bem construída é capaz de passar rapidamente uma mensagem complexa. O cliente deve olhar para o produto e, instantaneamente, assimilar sua imagem e tudo o que ela representa.
Promova a identidade corporativa
A criação de uma identidade corporativa é um elemento vital na consolidação de uma marca. Ela deve projetar uma imagem integrada, forte e reconhecível, para que possa ser identificada e interpretada pelo consumidor de modo positivo. Selecione um logotipo em cores definidas e use-o em seus papéis de carta, nas embalagens, no material promocional e na frota de veículos da companhia. Imprima essa identidade nas instalações da empresa. As grandes redes de hotéis, por exemplo, reforçam a sua identidade corporativa imprimindo a marca, em cores coordenadas, nos uniformes dos funcionários, nos carpetes, nos estofados, nos pratos e talheres e até nas toalhas.
Capriche na identidade visual
Se sua empresa tem uma identidade visual fraca ou ultrapassada, considere a possibilidade de redesenhá-la. Procure um bom designer gráfico e explique claramente os valores e o posicionamento de sua marca, para que ele apresente algumas idéias. Esclareça o modo como pretende usar a nova identidade corporativa -na frota de veículos, por exemplo, ou na fachada das lojas? Teste as sugestões apresentadas pelo designer submetendo-as à avaliação de um grupo de discussão formado por pessoas-chave, como consumidores e fornecedores, e descubra as associações produzidas. Não se apresse para tomar uma decisão sobre a mudança -você terá que conviver por muito tempo com a nova identidade.
Como manter o valor da marca
Estabelecida a marca, lute para manter seus valores positivos. Recorra a patentes, registros, direitos de imagem e outros recursos destinados a proteger a marca e evitar que empresas concorrentes tirem partido de suas boas idéias e de seu sucesso. Faça com que a empresa e o produto correspondam à imagem criada, em termos de atenção ao cliente e qualidade no atendimento. São necessários anos para construir uma marca, mas basta um segundo para destruí-la. Verifique sempre se os valores de marca continuam relevantes com o passar do tempo e, se necessário e com cautela, reposicione a identidade de sua empresa.
Retirado do site:Folha Online o livro é:”Como Aplicar Conceitos de Marketing”, da Publifolha, da autora, Moi Ali

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