O que há na cabeça do consumidor?

18 Mar , 2010 Sem categoria

 

Os consumidores mudaram. Deixaram de ocupar suas posições passivas e agora, ativos, participam diretamente do mercado.

Muitos ainda não devem entender a mudança radical que essa transformação trouxe para as empresas de todos os setores, mas as empresas precisam se adaptar a essa nova regra mercadológica.

Com o poder de compra maior, aumentaram também inúmeras ofertas de serviços e produtos. Mas, quem no final consegue a maior fatia do mercado?

A empresa que tem um canal aberto com seu cliente consegue muito mais que sua fidelidade, consegue a sua lealdade. E é essa lealdade que faz toda a diferença nesse mundo competitivo.

O consumidor quer participar das decisões da empresa, quer soluções para seus problemas e não justificativas, quer uma empresa apta a realmente escutar o que ele tem para dizer, quer uma empresa que se posicione ativamente.

Cabe às empresas aprenderem a se comunicar com seus consumidores, pois é neles que estão todos os dados necessários para possíveis mudanças, possíveis acertos e o verdadeiro termômetro de como está a imagem da sua empresa.

A imagem da empresa não está apenas na publicidade que ela fabrica e sim na maneira como ela é retratada nas mídias. Outro importante fator de análise para a construção de um plano eficaz de marketing.

De maneira clara pergunto: de que adianta uma empresa veicular peças publicitárias magníficas, se, ao mesmo tempo, saem rotinamente notícias sobre a má execução dos seus serviços prestados ou a má qualidade de seus produtos?

É imprescindível e necessário saber vender a sua imagem, mas também saber mantê-la intacta e bem vista é fundamental. Não só para seus consumidores, mas também para seus fornecedores, investidores, funcionários.

O que há na cabeça do consumidor? Muitas coisas interessantes. E, o mais importante, é que ele está apto a externar isso de todas as maneiras possíveis.

A empresa que investe em comunicação está no caminho certo. Mas, não para entender e mensurar o cérebro do consumidor e sim para conquistar seu coração.

Valeska Coutinho

Background Maxx Comunicação


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