O "mapa da mina" em comunicação

14 Out , 2011 comunicação

Amigos, nesta semana, novidades para deixar qualquer um morto de inveja: o “mapa da mina” traçado pelos especialistas em comunicação para as novas oportunidades que vão surgir no Rio com os eventos esportivos, de turismo e Meio Ambiente, reveladas no 9º Enjac, realizado pelo Sindijor-RJ. Saiba também do Marketing Cultural e Esportivo destinado a escolas de samba e times de futebol, além do crescimento no mercado das cervejas. Ah, e hoje temos o jantar em comemoração aos 20 anos do Clube de Comunicação. Até meu editor, Robhson Abreu, veio de Belo Horizonte para nos prestigiar. Quanta honra! Novidades? O que está esperando? Manda para: calcadao@pqn.com.br

RIO: POLO DE NEGÓCIOS EM COMUNICAÇÃO
Esta foi a temática do 9º Enjac, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em Mangaratiba, neste final de semana. O evento, que contou com a presença de 150 jornalistas e estudantes, abriu com um painel sobre as áreas de comunicação e Meio Ambiente e antecipou as demandas que surgirão com a Rio 20, conferência da ONU que ocorre no Rio, em 2012. Os problemas e as novas oportunidades foram debatidas por profissionais como Washington Novais, colunista do Estadão, documentarista e escritor; Daniella Chiaretti, repórter especial do Valor Econômico; e Vilmar Berna, ambientalista, escritor e jornalista, entre outros. Já o segundo painel contou com a participação de Marisa Bastos, Gerente de Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpico Rio 2016, Marisa Louven, assessora especial de Mídias da Empresa Olímpica Municipal, e Carina Caldas, sócia-diretoria da Textual, agência responsável pelo Rio nas últimas quatro Copas do Mundo e Olimpíadas, e abordou o papel das assessorias de comunicação no aquecimento do mercado pelos eventos esportivos. “É importante discutir como as assessorias de imprensa estarão inseridas neste cenário e como vão aproveitar as novas oportunidades que já começam a ser criadas”, lembrou a presidente do Sindicato, Suzana Blass. Mais detalhes em: http://www.jornalistas.org.br/noticias.php?idn=1852.

NOVO ASSESSOR
Ainda sobre o Sindijor-RJ, desde outubro a entidade conta com novo assessor de imprensa: Guilherme Póvas. Natural de Macáe, Guilherme, com 28 anos, foi do jornal Debate, assessor do Sindipetro e de parlamentares locais. No Rio, trabalhou no 5º Jogos Mundiais Militares antes de assumir a assessoria do Sindicato dos Jornalistas. Contato: sindicato-rio@jornalistas.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Falando em mudanças, a Bayer promoveu Paulo Pereira para o cargo de diretor de Comunicação Corporativa do Grupo Bayer Brasil. O executivo, que antes ocupava a Gerência de Comunicação e Relações Públicas da divisão Bayer HealthCare no País, chega para colaborar com a estratégia da companhia e ampliar sua presença no mercado brasileiro. Antes de sua atuação na Bayer, Paulo Pereira acumulou passagens pelas áreas de comunicação de empresas como Lloyds Bank, Bull e Millennium Chemicals. É formado em Propaganda & Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduado pela New York University em Marketing & Advertising.

IMPÉRIO SERRANO
O MetrôRio fechou parceria com a escola de samba Império Serrano e vai apoiar a agremiação de Madureira na tentativa de retorno à primeira divisão do Carnaval carioca. A empresa está patrocinando a Ala das Crianças no desfile de 2012 e investindo na produção de fantasias e camisas para os puxadores de samba e empurradores dos carros alegóricos. Em contrapartida, o carnavalesco Mauro Quintaes vai reproduzir, em tamanho original, um dos carros dos novos trens do metrô que estão sendo fabricados na China. A réplica ficará exposta na estação Carioca, a partir de janeiro de 2012. Também em janeiro, haverá exposição de fantasias da escola de samba em algumas estações. O enredo de 2012 da escola será Dona Ivone Lara, uma homenagem à grande cantora e compositora de sambas

DA FÁBRICA PARA OS GRAMADOS
Por falar em apoio, com objetivo de valorizar a cultura do bairro e o esporte, o Bangu Shopping patrocina o Bangu Atlético Clube na Copa Rio de Profissionais 2011. O clube surgiu em meados do século XX, pela prática do futebol, trazido pelos ingleses para a Fábrica de Tecidos Bangu. Além das máquinas e equipamentos que chegavam da Europa, foram encontradas também uma bola de couro e alguns pares de chuteiras. Em um campo provisório, ao lado das salas de trabalho, funcionários e diretores iniciaram a prática do esporte. Assim, este ano, um século depois, o clube da Zona Oeste encontra, nas suas origens, o estímulo para seguir até a final da Copa Rio, que termina em dezembro.

CONDOMÍNIO ECOLÓGICO
A construtora Santa Isabel concluiu o Barra Sunday, na Barra da Tijuca. O condomínio possui um sistema inovador de coleta de óleo de cozinha, com tubulação especial nos corredores, ao lado das lixeiras, para o descarte de óleo usado, que é armazenado num tambor e depois coletado por uma empresa de reciclagem. Em troca, a empresa fornece material de limpeza para o condomínio. Segundo Alfredo Lopes, diretor da Protel, administradora do condomínio, a instalação é barata e além de reduzir o impacto ambiental traz economia para os condôminos. Mas, as soluções verdes não param por aí. O Barra Sunday tem um medidor de água por apartamento, o que resulta em benefícios para o meio ambiente e para os moradores, com economia de cerca 30% na conta no final do mês. Bela iniciativa!

ITAIPAVA CRESCE
Um estudo internacional feito pela Plato Logic’s, consultoria britânica especializada no mercado de cervejas, conclui que a Itaipava, marca do Grupo Petrópolis, é a quarta marca de cerveja que mais cresceu em todo o mundo durante a última década. A brasileira fica atrás apenas da Polar Light, da Venezuela, da Presidente Light, da República Dominicana, e da Suntory Premium Malt’s, do Japão. O relatório aponta ainda que o mercado mundial de cervejas deve crescer 2,6% em 2011 contra 1,6% de 2010. O crescimento deve ser puxado pelo aumento do consumo principalmente na China. Países da África e do Oriente Médio, apesar da movimentação social e política da Primavera Árabe, também ajudam a levar os índices para cima. Na Europa, entretanto, o cenário econômico reduz as projeções de crescimento estacionado de 1% e, nos Estados Unidos, o mercado continua “decepcionante”, de acordo com a Platos Logic’s.

EMBALAGEM ESPECIAL DE NATAL
Depois do sucesso das latas comemorativas dos 100 anos, a Catupiry oferece aos seus fãs as latas de Natal. A partir de novembro, chegam aos estados de SP, RJ, MG, SC, PR e RS estilizadas embalagens redondas com o requeijão. Para celebrar essa história e garantir sua longevidade, a empresa começou o ano com um novo e mais agressivo plano estratégico. A novidade faz parte desse plano e tem a divulgação da Scripto Comunicação.

, , , , , , ,


Comments are closed.

Assine nossa newsletter