Justiniano e Teodora Voltam a Apresentar o Antigo Palácio da Justiça

19 Jun , 2015 comunicação

Justiniano e Teodora Voltam a Apresentar o Antigo Palácio da Justiça

Os cariocas e turistas agora têm mais um motivo para visitar o Centro do Rio. Em função do sucesso das visitas teatralizadas, a apresentação do Antigo Palácio da Justiça passa a ser, semanal, durante os meses de junho e julho, sempre às 16 horas. Neste sábado, 20/6, é a vez dos imperadores bizantinos Justiniano, O Grande, e sua esposa, Teodora (interpretados pelos atores Andrêas Gatto e Amanda Grimaldi Lerias) que apresentam um pouco da história do Direito ao público. Já no outro sábado, 27/6, será a vez do renomado jurista brasileiro, Ruy Barbosa e Têmis, a deusa grega das leis e dos juramentos (interpretados por Eduardo Diaz e Dulce Penna de Miranda).

As visitas teatralizadas, que integram o programa Por Dentro do Palácio, promovido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do ERJ (CCPJ-RIO), são realizadas de forma lúdica e informativa e indicadas para todas as idades. A entrada é gratuita e as senhas são distribuídas 15 minutos antes do início da visita, no foyer do antigo Palácio da Justiça (Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio, RJ).

O Roteiro

Na visita, os cicerones relatam fatos da história do Rio e da Justiça brasileira e revelam um pouco sobre a sua própria trajetória. Assim, os visitantes descobrem, de forma interessante, que Justiniano foi o autor do Corpus Juris Civilis, compilação de leis do direito romano que serviu de base para o sistema jurídico do Brasil, entre outros países, e que Teodora foi uma plebeia que se tornou imperatriz; conhecem a arquitetura e as funções do Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, a Biblioteca de Obras Raras.

Além das áreas históricas, também terão a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Cultural, como a Sala de Acervo de Figurinos do “Teatro na Justiça”, e a Sala Multiuso, projetada especialmente para receber peças de teatro, recitais de música, projeções de vídeos e que foi construída na área que era o antigo calabouço do Palácio da Justiça.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Assine nossa newsletter