Eleições: a Busca pela Informação Segura Abre Espaço Para a Imagem Empresarial

16 out , 2020 Uncategorized

A menos de um mês das eleições municipais, o Instituto Datafolha revela: jornais impressos, sites de notícias, programas de rádio e televisão são os meios mais confiáveis para obter informações sobre o pleito. É o que concluiu uma pesquisa realizada pelo instituto nos dias 5 e 6 deste mês, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Segundo o levantamento, as redes sociais são os canais com menor credibilidade, embora mais de um terço dos entrevistados indique que lê notícias no Facebook e WhatsApp.

No Rio, foram ouvidas 900 pessoas. Para elas, a confiança nos jornais impressos está em 35%; nos programas de rádio, em 37% e nos televisivos, em 36%. Entre os eleitores paulistanos, 41% confiam em jornais e programas de televisão para se informar sobre as eleições. Das 1.092 pessoas entrevistadas na capital paulista, 35% responderam que confiam parcialmente nos jornais e 20% disseram que não confiam. Sobre os programas de TV, 33% não confiam e 24% confiam parcialmente.

Credibilidade Jornalística e Imagem Empresarial

A questão da credibilidade da notícia não é nova. Diante de tantas incertezas, em grande parte provocadas pelas fake news, a sociedade busca nos meios jornalísticos a segurança das informações. Assim, quando a consulta aos veículos se expande de forma vigorosa, é essencial saber como está a presença da empresa nestes espaços. Em momentos delicados como este, que reúne vetores de risco como: pandemia, crise econômica e eleição, a boa imagem corporativa é fundamental. A imagem, leia-se credibilidade, respeitabilidade e confiança, é vital para definir a aceitação de seus produtos e serviços e, por consequência, determinar o sucesso ou o fracasso das ações empreendidas.

Para se obter uma resposta de forma rápida e segura, a melhor ferramenta é a Análise de Mídia, ou seja, a análise do conteúdo jornalístico veiculado nestas mídias. A análise vai identificar, mensurar e avaliar a presença da empresa em todos os espaços publicados nestes meios de comunicação. O conjunto de dados coletados vai indicar qual imagem da empresa que está chegando à população e aos públicos alvo através das mídias. Estas informações, articuladas, vão compor um instrumento de Marketing vital para a definição das estratégias de comunicação. Ao mesmo tempo, a Análise de Mídia soluciona uma das grandes dificuldades dos profissionais de comunicação e marketing: quantificar e qualificar os resultados obtidos nas mídias.

Quer saber mais? Veja em: http://www.background.com.br/index.php?page_id=69

Bette Romero é jornalista, professora, Mestre em Educação e Diretora da Background Maxx Comunicação (www.background.com.br), agência especializada em análise de imagem nas mídias. E-mail: better@background.com.br/ LinkedIn e Facebook: Bette Romero Burlamaqui/Twitter: @bette_romero.

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