Como medir o retorno do investimento em mídias sociais?

16 maio , 2012 Sem categoria

Na maioria das vezes o ROI (Return on Investment) em uma campanha digital pode ser medido por meio de fatores que são bastante quantificáveis. Porém, quando se trata de medição de marketing em social media muitas empresas ainda acham difícil visualizar o retorno do investimento.

Alguns dos fatores básicos que podem ser medidos a partir do investimento em mídias sociais incluem:
– Alcance do negócio;
– Feedback do cliente;
– Valor da marca;
– Percepção da marca;
– Aumento do tráfego almejado;
– Aumento das vendas;
– Oportunidade de novos negócios;
– Melhoria da eficiência global.

De acordo com o estrategista em mídias sociais, Anton Koekemoer, em artigo publicado no Memeburn, no caso de valor para o consumidor, o ROI pode ser medido através da capacidade de desenvolver um melhor relacionamento com o cliente.
Para medir o feedback, é importante avaliar se a mídia social permite aos consumidores expressar facilmente informações em tempo real e análises de produtos que podem ajudar a sua empresa a inovar.
Koekemor lembra ainda que o valor para o consumidor aumenta a percepção de que sua marca cria para fazer o bem para as pessoas atingidas pela campanha. Oferecer vantagens, tais como descontos através das mídias sociais, é apenas uma maneira simples de criar este “valor” de marca.
Por outro lado, mais e mais pessoas estão usando as mídias sociais para tomar a decisão final de compra, ignorando até mesmo o site da empresa. Se você estiver interessado em uma geladeira, televisão ou celular, para citar apenas alguns produtos, é provável que você verifique as opiniões online.
Outro fato a considerar na medição da sua campanha de mídia social é que não se trata apenas de trazer novos clientes para seu negócio, mas sobretudo construir confiança entre seus clientes atuais e ao mesmo tempo aumentar o reconhecimento da sua marca.
Como a mídia social é uma atividade contínua, muitas empresas pensam que ela tem um retorno muito baixo, mas na verdade ele é muito maior do que se imagina. O importante é entender o que você está medindo e como isto se integra aos objetivos do seu negócio.
O básico para um bom investimento
Pra começar, o marketing de mídia social exige planejamento, programação, tempo e organização dos recursos. Tudo o que você compartilha precisa ser organizado de forma que o conteúdo se mantenha relevante, único e fresco para os seus clientes.

O investimento em mídia social muitas vezes não demanda tantos recursos financeiros, o esforço maior é encontrar o profissional que entenda perfeitamente do negócio.
É fundamental que o social media crie o conteúdo, selecione o que será compartilhado, atualize suas campanhas, organize promoções, responda perguntas feitas através das mídias sociais e envolva as pessoas para reforçar a marca. E tudo isso precisa estar ligado aos objetivos do seu negócio para que os resultados possam ser medidos.
Outra noção fundamental é que o marketing de mídia social pode realmente ser benéfico e medido com precisão quando a campanha trabalha lado a lado com as atividades off-line, tais como marketing tradicional, publicidade e relações públicas.

Leia na íntegra em http://migre.me/96BOT.


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