Coluna Calçadão se despede de 2011 e deseja um feliz ano novo!

29 dez , 2011 comunicação

Como todo brasileiro, você deve se achar um grande motorista, não? Tem certeza? Sabe como os grandes anunciantes usam as redes sociais? Já ouviu falar de F-Commerce? Não? Então leia a coluna correndo, para não perder o barco, ou melhor, a venda. E, às vésperas de 2012, desejo a todos um ano novo repleto alegrias e realizações. Obrigada pela atenção de todos já que chegamos à última Calçadão de 2011. Foram 50 edições com o melhor da comunicação carioca. Parabéns para vocês que melhoram a cada dia o nosso mercado! Que venham mais notícias e que você participe muito por aqui no ano que se inicia!

OS MAIORES ANUNCIANTES E AS REDES SOCIAIS
Final de ano, hora de balanços. Pensando nisso que a MITI Inteligência, com base no ranking dos maiores anunciantes do Brasil, mapeou como estas empresas estão atuando nas mídias sociais. O levantamento abrange o Twitter, Facebook, Orkut, Google +, Linkedin, Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs. Porém, por questão de espaço, abordo apenas duas delas. NoTwitter, a partir da quantidade de tweets postados, verifica-se que a Sky é a que mais utiliza o microblog para contato com o consumidor, não só para divulgação de produtos, mas para diálogo com o cliente. Os números são do total de publicações feitas no Twitter desde o início do perfil da empresa. Quando a métrica se dá pelo número de seguidores, o ranking muda e é a Claro, através da parceria com o Ronaldo Fenômeno, a que obteve mais seguidores. Já no Facebook, a avaliação baseou-se no número de fãs nas páginas oficiais. Entre os anunciantes, a Coca-Cola se destaca com grande diferença em comparação com os demais, já que mantém um único perfil no qual traça uma comunicação em diversas línguas com usuários de todo o mundo. O mapeamento mostra também a mudança gerada pelas redes sociais nos canais de atendimento, já que os grandes anunciantes veem nos canais sociais um SAC 2.0. Neste item, entre as 30 empresas mapeadas, destacam-se: Casas Bahia, Unilever, Ambev, Reckitt Benckiser, Cervejaria Petrópolis, Sky, P&G, Fiat e Volkswagen, entre outras.

F-COMMERCE
Falando em redes sociais, há muito que elas deixaram de ser sinônimo de lazer, para ser fonte de renda. Hoje, a nova tendência do E-commerce é a criação de lojas virtuais no Facebook, tanto que gerou um novo termo, o F-commerce. É possível desenvolver uma F-commerce de duas formas: pode ser criado e gerido pelo próprio empreendedor ou recorrer à utilização de um aplicativo pronto. Um dos aplicativos usados para criação de lojas virtuais no Facebook é o Like Store. A ferramenta já registra 2,7 mil negócios cadastrados, graças ao baixo custo de investimento inicial e a possibilidade de garantir espaço na rede social que mais cresceu no país neste ano. O F-commerce já é muito utilizado no mundo. No Reino Unido, por exemplo, houve um crescimento de 8,8% nesse tipo de compra em apenas quatro meses. Aproveite o mapa da mina!

NOVOS MOTORISTAS
Você se considera um conhecedor de carros? Então sabe qual é a data da sua próxima revisão, não? E as taxas e impostos que precisam ser pagos todos os anos para manter os documentos do automóvel em dia? Essas são algumas das questões respondidas pelo guia Ford “Meu Primeiro Carro”, que está sendo lançado na versão online e em aplicativo para iPhone, compatível com iPad e iPod Touch. O conteúdo do guia foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada na internet com consumidores de todo o País para identificar as principais dúvidas dos motoristas de primeira viagem. A ideia da pesquisa surgiu com o lançamento do Novo Ford Ka 2012. As informações podem ser acessadas no guia online, no site www.ford.com.br, ou de qualquer lugar por meio do aplicativo para iPhone.

FISK TEM PALOMA BERNARDI E BRUNO GAGLIASSO
A Fundação Fisk inicia nova campanha publicitária de 2012 com muitas novidades: os atores Paloma Bernardi e Bruno Gagliasso e o slogan da Campanha Institucional “Quem domina o conhecimento se dá bem. A campanha em si optou por um tom bem humorado e descontraído, para tratar de temas como o estudo e o mercado de trabalho. Por isso, em todas as peças Paloma e Bruno vivem situações divertidas e vibrantes, associando energia e alegria ao aprendizado de línguas. Em parceria com a agência Agnelo Pacheco e investimentos de mais de R$ 10 milhões, a Fisk tem expectativa de aumentar em 20% o número de alunos em 2012.

PARCERIA
A Editora Escala e os Estúdios Mauricio de Sousa fecharam uma parceria para a publicação de mais dois produtos da marca Turma da Mônica. São duas revistas infantis: a Revistinha de Atividades da Turma da Mônica e a Revistinha de Passatempos da Turma da Mônica. Os dois primeiros exemplares já foram produzidos e serão lançados semanalmente, a partir do final de dezembro. Cada revistinha será composta por 16 páginas e preço estabelecido em apenas R$ 1,00. O lançamento tem uma tiragem de 100 mil exemplares, dos quais 50 mil serão distribuídos nas bancas de todo o Brasil e, o restante disponibilizado em pontos de conveniência, supermercados e catálogos. As atividades e passatempos dos dois novos produtos são desenvolvidos pelo Estúdio Mauricio de Sousa, com a supervisão do próprio Mauricio e de sua esposa Alice Takeda, que também é diretora executiva da empresa.

TABLETS E TÊNIS
O ano de 2011 foi sem dúvida o ano dos tablets no Brasil. Sonho de consumo de dez entre dez brasileiros, a marca de tênis Bout’s vai presentear os clientes com um tablet e pares de tênis da marca. Para ganhar, basta participar do concurso cultural respondendo a pergunta: Com quem você vai curtir o seu final de ano? A promoção acontece na página da Bout´s no Facebook até 31 de dezembro e vai premiar as duas respostas mais criativas. Para isso, o candidato deve “curtir a página da Bout´s e depois enviar a resposta para o e-mail concursocultural@bouts.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . O resultado será anunciado no dia 09/01/2012. São duas chances para ganhar: na primeira, serão escolhidas as duas respostas mais criativas. Cada participante ganhará um tablet e dois pares de tênis. Na segunda chance, as cinco frases mais “curtidas” ganharão dois pares de tênis cada. Assim, convide seus amigos para curtir sua frase no Facebook, porque o primeiro par de tênis é para o autor da frase e o outro para um amigo. Confira em: http://www.facebook.com/tenisbouts?sk=app_201143516562748.

AÇÃO ESPECIAL NO RIO
Centrum acaba de aderir ao verão carioca. A marca de suplementos de vitaminas e minerais da Pfizer Consumer Healthcare, faz uma ação especial, que contempla a exibição de banners da marca em aviões que sobrevoam a orla. A ação acontece no final de dezembro e tem como foco os moradores e turistas que frequentam as praias do Recreio, Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme. Para completar, a marca desenvolveu dois packs comemorativos de final de ano. Os consumidores cariocas já encontram nos principais pontos de vendas da cidade, a embalagem especial de festas que traz um porta MP3 personalizado. A partir de janeiro, para comemorar a chegada do novo ano, Centrum virá com um nécessaire exclusivo da marca.

DICIONÁRIOS PARA ANDROID
Esta é para quem gosta de viajar. A Abbyy, líder mundial em tecnologias lingüísticas, lançou a versão dos dicionários Abbyy Lingvo para celulares com sistema Android, uma aplicação intuitiva para tradução de palavras. Fácil de usar, o Abbyy Lingvo é um aplicativo móvel destinado a dar traduções rápidas e exatas de palavras e sentenças através do celular, ajudando tanto quem precisa se comunicar com estrangeiros quanto estudantes, sem precisar de dicionários impressos, ou laptop ou conexão com a web. O aplicativo oferece um ponto de acesso unificado para mais de 250 dicionários em 30 idiomas, dando ao usuário ferramentas para selecionar e organizar conteúdos de dicionários segundo suas necessidades. O dicionário básico disponível para download com o aplicativo, sem custo extra, tem 58 dicionários de 27 idiomas, entre os quais Português, Inglês, Espanhol, Francês e Russo. A lista completa de dicionários com pode ser encontrada em www.abbyy.com/lingvo_android/dictionaries. Confira!

, , , , , , ,


Comments are closed.

Nenhum campo encontrado.