Coluna Calçadão n. 6 já está no ar

9 fev , 2011 Sem categoria


A busca pelos 15 minutos de fama, preconizada por Andy Warhol no século passado, a 11ª edição o Big Brother Brasil e até uma personagem de novela, ex-BBB, que só faz correr atrás da fama perdida, nos faz refletir sobre o jornalismo e as celebridades. Não seria esta uma antiga linha editorial revitalizada pelo novo culto às celebridades?? Um nicho de mercado de trabalho carente de mão de obra especializada? Confira! Veja também as novidades para o verão, além de um novo prêmio para os melhores trabalhos de jornalismo econômico. E não se esqueça: novidades? Mande para calçadão@pqn.com.br

Jornalismo de Celebridades
Cobrir a vida dos famosos movimenta uma indústria milionária faz surgir, a cada ano, novas revistas, programas de TV, sites e colunas especializadas. A celebridade surge na sociedade como uma referência de comportamento impactando social e culturalmente. Com vistas a este mercado, o Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC), criou o curso de Jornalismo de Celebridades, que começa em abril. Serão dois meses de imersão total aos sábados e, entre as disciplinas, os alunos vão ter noções sobre a arte de ser paparazzi; o dia a dia de redação; o mercado das celebridades; a origem da celebridade e o universo dos famosos; a evolução do entretenimento, o que é notícia no mundo das celebridades, entre outros tópicos. Maiores informações: claudio@igec.com.br.

Binder conquista Embelleze
A carioca Binder, dos sócios Glaucio Binder, Flavio Cordeiro e Alexandre Motta, assumiu a conta publicitária da fabricante de cosméticos Embelleze. Para a agência, a conquista dá sequência ao reforço no portfólio de clientes que, em 2010, somou oito novas contas: Rede Chevrolet/GM, Aspen Pharma, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio, Metrô Rio, Relógios Mariner, Botafogo Praia Shopping e Sephora, totalizando 20 clientes.

AdeS agita o verão 2011
Dos supermercados às areias, a AdeS, bebida à base de soja, estará presente na estação. Para isso, várias ações serão realizadas no litoral brasileiro vão levar o sabor da marca para as férias dos consumidores. Com apoio da agência Bullet, os turistas que viajarem até o dia 5 de março vão ter o frescor do verão antes de colocarem os pés na areia: motoristas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, que passarem pelos pedágios em direção ao litoral e interior, vão receber amostras grátis de AdeS Frutas 200 ml e folhetos de receitas com sobremesas preparadas com sorvetes Kibon. Além disso, até 28 de fevereiro, consumidores que comprarem quatro litros de AdeS nos supermercados Extra, Carrefour e WalMart ganharão uma bolsa de verão para curtir os dias de sol. Serão quatro modelos exclusivos. A AdeS também será um dos patrocinadores do Desafio das Estrelas 2011, torneio amistoso de atletas e celebridades (olha a celebridade aí!) entre os dias 18 e 20 de fevereiro no Portobello Resort, em Mangaratiba.

Cinemark divulga twitter oficial
Apesar de ter muitos perfis atribuídos à rede de cinema, o Cinemark Brasil alerta que apenas um endereço é o perfil oficial no twitter: @cinemarkbr_. No perfil, as novidades de seus 53 complexos são divulgadas, além das promoções exclusivas disponíveis para os seguidores. A agência Media Contacts foi a responsável pelo desenvolvimento da página, além de dar todo o suporte e manutenção.

BARCAS S/A e RSantana fecham parceria
A RSantana e a concessionária BARCAS S/A firmaram parceria para ampliar a área de atuação da agência. Agora, é possível realizar distribuição promocional, esquetes artísticas, ações com mídia leve e PDV em todas as estações das barcas e catamarãs. Outras novidades são os serviços dentro das embarcações. A agência passou a oferecer oportunidade de divulgar campanhas em mídia indoor nos banheiros e em ações de distribuição de samplings. São quase 80 mil passageiros transportados todos os dias, ligando diversos municípios do estado do Rio.

SIL: bom humor para transmitir atributos da marca
A SIL, fabricante de fios e cabos elétricos, anuncia o lançamento da campanha publicitária para 2011. Como nas ações anteriores, a empresa usa o bom humor e a criatividade para reforçar os atributos da marca junto aos clientes. As peças publicitárias destacam eletricistas efetuando uma instalação em uma típica situação cotidiana. Os anúncios foram criados pelo diretor de arte Alberto Rodrigues e finalizado pela agência de publicidade MP2 Comunica+. O plano de mídia da SIL contempla peças impressas, que serão utilizadas como anúncio para revistas segmentadas e na web. Ao mesmo tempo, serão veiculados jingles para rádios, com 0’30” cada, que seguem o mesmo conceito do material impresso.

Giovanni+Draftfcb Anuncia Melody Box
O escritório do Rio de Janeiro da Giovanni+Draftfcb anuncia mais um cliente: a Melody Box. A Melody é uma rede social musical que promove novidades entre artistas independentes e fãs, de maneira integrada, criando condições para novos talentos se destacarem. A agência será responsável pela comunicação da rede, que pretende, através da divulgação das ações, aquecer e movimentar o mercado musical de médio porte.

1º Prêmio de Jornalismo Econômico Ibero-americano
O concurso tem com o objetivo reconhecer o trabalho de difusão da cultura econômica nos meios de comunicação social. Nesta primeira edição serão analisados os projetos voltados para o tema “Inovação” e o melhor trabalho jornalístico receberá 10 mil euros. A Fundação Codere, organização que articula atividades orientadas ao estudo, análise, desenvolvimento normativo e evolução da indústria de entretenimento e jogos, é quem patrocina o Prêmio, que, por sua vez é organizado pelo Instituto de Empresa (IE Business School). A Fundação Codere também entregará um prêmio de honra no valor de 2,5 mil euros ao melhor trabalho jornalístico produzido sob o tema “Inovação na indústria do entretenimento, ócio e turismo”. O resultado da premiação será anunciado em cerimônia a ser realizada em maio próximo. Informações: www.codere.com.


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