Coluna Calçadão 25

21 Jun , 2011 comunicação


Amigos,
Nesta semana, grandes mudanças no mercado editorial e de comunicação no Rio. Fique por dentro! Falando em comunicação (com a desculpa pelo trocadilho), no Rio, o mar está prá peixe: são mais de dez prêmios jornalísticos. Além do consagrado Prêmio Embratel de Imprensa e do novo Prêmio Abdias Nascimento, já comentado em colunas anteriores, duas premiações recebem inscrições esta semana. Saiba quais e não perca o prazo. Leia também sobre o uso da blogsfera nas iniciativas solidárias. Tem novidades? Mande para calçadão@pqn.com.br

Mulher Moderna
O jornal Extra lançou neste final de semana a revista semanal “Toda Extra”, dirigida para a mulher de hoje. A nova publicação circula aos sábados junto com o jornal e reúne conteúdo variado. Toda Extra não vai falar de celebridades, mas focar a mulher comum. Semanalmente, a revista reunirá temas relacionados à moda, beleza, comportamento, saúde e sexo, além de debates sobre relacionamentos nas sessões “Consultório Sentimental” e “Pergunte ao guerreiro amigo”, e as opiniões das colunistas Clarissa Monteagudo, Lolô Penteado e Tatiana Presser.

Conteúdo de Revistas Femininas em Site
Na esteira do Extra e com uma proposta de reunir as matérias dirigidas ao público feminino das revistas do grupo, a Editora Globo lança o canal Meus Cinco Minutos (www.meuscincominutos.com.br). O site permite visualização rápida dos conteúdos tais como: moda, beleza, família, sexo, carreira, saúde e é atualizado em tempo real com as novidades dos portais das revistas Vogue, Criativa, Época, Quem, Crescer e afins. Vale a pena acessar!

Comunicação+
Mexida no mercado de comunicação do Rio: a fusão da carioca Approach com a paulista Marca para criar a Comunicação+. A nova agência surge com três escritórios, 36 clientes e 120 colaboradores. Approach e Marca terão cada uma 50% do controle da Comunicação+. Beth Garcia, fundadora da Approach, será a CEO da nova agência. Sucesso na nova empreitada!

Beeqo.com agora é Ayla Meireles Comunicação
Ainda na área de assessorias, a Ayla Meireles Comunicação acaba de assumir a assessoria de imprensa da Beeqo.com. A rede social espera alcançar o primeiro milhão de usuários ao completar um ano de operação, em julho de 2012. Atualmente, contam com a versão beta disponível. O nome Beeqo.com é uma provocação para o mundo todo pronunciar uma palavra que nasceu de uma gíria brasileira: Bico! “Palavra que pode ter três significados, todos relacionados ao Beeqo.com: bico – fácil, bico – boca, bico – trabalho informal”. A Beeqo.com é formada pelos sócios Eduardo Farias (dir. Geral), Arthur Casals (dir. tecnologia), Daniel Famano (dir. financeiro) e Germaine Rehder (dir. de marketing).

Prêmios de Jornalismo e Fotojornalismo
Jornalistas de todo o País têm até o dia 30 de junho para se inscrever ao 1º Prêmio Estácio de Jornalismo. Reportagens publicadas em veículos de imprensa entre 1º de julho de 2010 e 31 de maio de 2011 podem concorrer a R$ 68 mil, distribuídos em oito categorias diferentes. Podem participar matérias de TV, rádio, site, jornal e revista que tenham o ensino superior como tema central. Regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis em: www.estacio.br/premiodejornalismo.
Já o Prêmio New Holland de Fotojornalismo, na sua 7º edição, é destinado a repórteres fotográficos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e tem por objetivo selecionar um conjunto de 40 fotografias que farão parte de uma exposição itinerante que levará o trabalho de fotojornalistas para as principais cidades dos quatro países. Nesta edição, o projeto se abre também para a participação fotógrafos não profissionais dos países participantes, terá uma única categoria – Campo – e vai premiar as melhores imagens produzidas por repórteres fotográficos para veículos impressos que circulem em algum dos quatro países participantes, publicadas ou não, no período de 01 de janeiro de 2010 a 30 de junho de 2011. Mais informações: http://www.premionewholland.com.br/. Não vai participar?

Blogueiros em campanhas humanitárias
Na blogsfera, crescem dia a dia as campanhas solidárias. Com focos diversificados, estas campanhas auxiliam nos pedidos e divulgações de doações e arrecadações de donativos. Um deles é o blog Caminhar é Preciso (http://precisocaminhar.blogspot.com/2011/06/ela-doa-seu-amor-para-as-criancas.html), da jornalista carioca Roberta de Souza. Ela está arrecadando livros de historinhas infantis, desenhos para colorir e giz de cera, para auxiliar grupos de contadores de histórias que, por sua vez, doam horas de seus dias para alegrar crianças internadas em hospitais. Neste momento, Roberta arrecada para Elaine Cunha, do blog Caminhando e Contando (http://caminhandocontando.blogspot.com/), que dedica seu tempo livre contanto historias nos hospitais públicos infantis de São Paulo. Colaborar é preciso!

Lembranças de um evento inesquecível
A Doctor Coller, marca de coolers e acessórios para bebidas e para churrasco, lança a Coleção Rock in Rio. São coolers, porta copos, canecas, porta CDs e muitos outros itens com o logo e o slogan do maior festival musical do mundo. Uma das novidades é o cooler com capacidade para 50 latas e rodinhas para facilitar o transporte. Outro lançamento é a tampa multimídia, com entrada para cartão de memória, mp3, USB e mini USB. Além disso, sintoniza rádio FM e tem termômetro para medir a temperatura do ambiente. Gostou da idéia? Veja mais www.doctorcooler.com.br.

TAM: ferramenta dá dicas sobre destinos de viagem
A TAM lançou o site TAM Tips (www.tamtips.com.br), que ajuda o passageiro a montar o roteiro ideal e de forma econômica. Idealizado pela Empresa em parceria com a NewContent, e desenvolvido pela agência Possible Worldwide, o site é interativo e alimentado com contribuições de usuários e conteúdo das revistas e TV de bordo da companhia. O TAM Tips já nasce abastecido com mais de 2,5 mil dicas produzidas pela TAM Nas Nuvens. O usuário também poderá participar com o envio de dicas e fotos, que ficarão marcadas em um mapa interativo. O serviço tem quatro filtros para pesquisa (“Interesses”, “Agitação”, “Ambiente” e “Com quem vou”), que auxiliam a busca do melhor destino e dos passeios mais adequados. Assim, é possível planejar viagens para qualquer lugar do mundo, com os mais diversos focos, como “ecoturismo”, “um dia cheio de atividades”, “montanha” e “para curtir com a galera”. De modo integrado, o site também exibe, junto com os resultados da pesquisa, a lista com as melhores ofertas de passagem para compra ou resgate com pontos TAM Fidelidade, além dos roteiros da TAM Viagens. Que boa idéia!.

Veja na íntegra em www.pqn.com.br

, , , ,


Comments are closed.

Assine nossa newsletter