Clube de Comunicação Completa 20 anos

4 Out , 2011 comunicação


“O bom é olhar para trás e perceber que ampliamos nosso grupo, mas não perdemos a filosofia de Paulo Granja, de ser solidário e útil aos outros, além de promover a arte do encontro”, avalia Terezinha Santos, presidente e fundadora do Clube de Comunicação, uma ‘confraria’ formada pelo prazer de conversar e trocar experiências. A jornalista organizou a primeira reunião, em 10 de outubro de 1991, no condomínio de seu prédio. A ideia surgiu com as reuniões do jornalista Paulo Granja, na época diretor da regional Rio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde eram realizados os encontros.

Instituído o Clube, ficou definido que ele seria informal, sem ata, sem sede e sem cobranças, para que todos os interessados participassem por meio de adesão e pela vontade de encontrar os amigos. O objetivo, que permanece nos dias de hoje, era construir um ambiente de networking em que pudessem ser trocadas informações e discutidos temas voltados para comunicação. São realizados almoços, palestras e cursos em diversas áreas que já contaram com a participação de profissionais como Ancelmo Gois, Lula Vieira, André Trigueiro, Jorge Antônio Barros, Maurício Menezes, entre outros.

Se em 1991 o Clube de Comunicação contabilizava 110 associados, hoje chega a mil seguidores. E a expressão ‘seguidores’ não é uma mera coincidência. “Em 2005, levamos o Clube para o Yahoo! Grupos e agora estamos no Facebook, Twitter, Linkedin, além de contarmos com 11 moderadores, que ajudam na administração das mensagens e colaboram em eventos”, explica a jornalista Bette Romero, diretora executiva do Clube que, segundo Terezinha, “faz as coisas acontecerem”. Antes de se falar em mídias sociais, os integrantes do grupo já construíam suas redes e apoiavam atividades dos associados: “Quando começamos, não existia e-mail. Eu tinha uma ajudante que enviava os convites via Correios e depois ligava para confirmar”, lembra.

De acordo com o profissional de relações públicas Daniel Tussini Onida, associado em 2007, e mediador desde 2008, sua função não é somente moderar, como sugere o nome. “Nós também temos o papel de conciliar, filtrar e sugerir melhores práticas aos associados, sempre na intenção de manter um bom relacionamento. Também nos reunimos para planejar projetos e elaborar ideias, seja de maneira virtual ou presencialmente”, observa o RP da IBM Brasil. “As iniciativas do Clube são excelentes porque sempre nos apoiamos na opinião dos associados. Prezamos muitíssimo a democracia”, destaca.

Terezinha lembra que, no início, o Clube era em sua maioria composto por jornalistas, mas hoje há profissionais de áreas como Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas entre outras. Além disso, as barreiras geográficas nunca foram problema. “Temos associados de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Espírito Santo, e até nos Estados Unidos, França e Portugal”, observa. Para a diretora de relacionamentos, Malu Fernandes, esse é um dos diferenciais do Clube. “Temos uma instituição que cumpre seu papel de ser uma ‘arena de relacionamento’ de comunicadores, onde todo mundo é bem-vindo, não fazemos distinção.”

E como ajudar ao próximo é um lema entre os participantes do Clube de Comunicação, o envio de e-mails para o grupo deve atender a seguinte política: é válida a divulgação de cursos e eventos, desde que os associados tenham desconto, vagas de emprego e currículos, e até mesmo indicação de profissionais para área de serviços. “Queremos nos ajudar, mas não permitimos discussões de questões ideológicas, políticas e religiosas. Primamos sempre pelo bom-senso”, afirma Bette.

Atualmente, o Clube de Comunicação é administrado pela presidente Terezinha Santos, pelo vice-presidente Gilson Campos e pela diretora executiva, Bette Romero. Os interessados em ingressar no Clube devem enviar um e-mail para tsantos@tfscomunicacao.com.br ou para better@background.com.br.
Veja na íntegra em: http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=477&tipo=R

, , , , , ,


Comments are closed.

Assine nossa newsletter