Calçadão coluna 04

25 Jan , 2011 comunicação


Nesta semana, muitas novidades para os amigos do PQN, em sua maioria internacionais. São bolsas de estudos nos EUA, aventuras no mar da Patagônia, fotografia em NY e até o convite para o envio de artigos para uma revista colombiana. Assim, escolha e divirta-se! Ah! E não se esqueça de contar as novidades. Mande para: calcadao@pqn.com.br.

Who Knew? A história do dia em vídeo
O Yahoo News acaba de apresentar sua nova criação: o ‘Who Knew?’, um tipo de seriado de notícias. O site apresenta todos os dias um novo episódio de 90 segundos com base na história que obteve o maior número de cliques no dia. Os vídeos têm o patrocínio da Toyota e trazem comentários e novas informações sobre os fatos que tiveram mais repercussão. Veja o vídeo do dia em: http://whoknew.news.yahoo.com/

Blogueiros Aventureiros
Atenção blogueiros que gostam de aventuras: o projeto Vac From The Sea, que construiu cinco aspiradores de pó usando todo o tipo de plástico encontrado nos oceanos, busca um blogueiro para participar da segunda etapa da expedição marítima batizada de Dragão do Mar. A expedição sai do Canal de Beagle, na Patagônia, no dia 3 de março, e passa 11 dias no mar procurando resíduos plásticos descartados no oceano, para a confecção de novos aspiradores. O escolhido vai ajudar, como voluntário, na coleta do plástico e será responsável por postar, no blog do projeto, notícias sobre o dia-a-dia da tripulação e do processo de retirada do plástico do mar. Interessados podem postar um vídeo curto e em inglês, no Youtube, informando nome e lugar onde vivem, além de justificar porque deveriam ser selecionados. O link do vídeo deve ser mandado para o e-mail electrolux@vacfromthesea.com até o dia 31 de janeiro. O vencedor será anunciado no próximo dia 8 de fevereiro. Dá tempo! Mande seu vídeo!

Thomson Reuters Foundation
Ainda na área internacional, estão abertas as inscrições para o Programa Thomson Reuters Foundation – Bolsas de Jornalismo na Universidade de Oxford, para o período 2011/12. Os candidatos devem ter no mínimo cinco anos de experiência em qualquer ramo do jornalismo e bom nível de inglês, falado e escrito. O Programa proporciona a visita de jornalistas de todo o mundo, para pesquisas na Universidade de Oxford por um período de três, seis ou nove meses. Os profissionais têm a oportunidade de refletir criticamente sobre a profissão, através de pesquisa sobre um assunto de sua escolha, sob a supervisão de um acadêmico especializado. O prazo para se candidatar é 1º de fevereiro, às 12h. Maiores informações: reuters.institute@politics.ox.ac.uk ou veja: http://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/fellowships/overview.html

Senac Rio Fashion Business
A próxima edição do Senac Rio Fashion Business já está marcada: de 22 a 25 de maio, na Marina da Glória, no Rio. A 18ª edição vai mostrar o que será a moda primavera-verão de 2011. Na última edição, que aconteceu na primeira quinzena de janeiro, foram movimentados R$ 690 milhões em negócios, um aumento de 25% sobre a edição outono/inverno de janeiro de 2010 e investimentos de R$ 16 milhões. Em quatro dias, o evento registrou a presença de 60 mil visitantes, 20% maior do que na edição realizada em maio de 2010. A edição outono/inverno do Senac Rio Fashion Business foi organizada e realizada pela Dupla Assessoria e Escala Eventos com apoio institucional do Sistema Fecomércio.

Networking Clube
Está no ar desde o final de dezembro, o novo site do Networking Club (www.networkingclub.com.br). O clube virtual reúne profissionais e empresas de comunicação com o objetivo de ampliar a rede de relacionamentos de cada um, com vistas a parcerias produtivas e duradouras. O grupo, criado em novembro de 2010, foi idealizado por Rodrigo Molina e já conta com cerca de 500 associados. No Rio, o grupo já possui 121 membros e é coordenado por Isabela Pimentel, que organizou o primeiro encontro carioca no final de dezembro. Um segundo encontro já está sendo marcado para abril deste ano. O grupo também está no Linkedin: Networking Club – Brasil.

Nova Iorque Bem na Foto
Em Nova Iorque as artes e, em especial, a fotografia, sempre estiveram em evidência. Por esta abrangência artística, dois fotógrafos do Rio de Janeiro, Andreas Valentin (Doutor em História da Fotografia, professor da UERJ e coordenador do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Candido Mendes) e Paulo Marcos de Mendonça Lima (fotógrafo pelo Brooks Institute of Photography, California, professor da Universidade Candido Mendes e editor de fotografia) organizaram o workshop Nova Iorque bem na foto, que acontece de 18 a 27 de fevereiro e de 15 a 24 de abril. Com múltiplas atividades, o evento vai fazer uma imersão na fotografia e na sua relação com a própria cidade. Serão ministradas palestras sobre os mais importantes fotógrafos nova-iorquinos; saídas fotográficas, seguidas de análises das imagens produzidas; além de visitas guiadas a acervos históricos em museus e galerias de fotografia contemporânea. Informações: 2265-8000 / 9278-4548 ou paulomarcosmlima@gmail.com.

Comunicação Organizacional e RP
Esta é para professores e pesquisadores de comunicação: a Revista Folios, publicação da Universidade de Comunicação da Universidade de Antioquia, Colômbia, está recebendo artigos para a edição de nº 25. O tema do próximo exemplar é Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Os artigos devem ser enviados para o e-mail: folios@comunicaciones.udea.net.co, com cópia para perezmoni2000@yahoo.com, até o dia 15 de fevereiro.

Música para um bom clima organizacional
Usar a música como agente agregador de seus colaboradores foi a fórmula utilizada pela Álamo, uma das maiores empresas de manutenção predial e industrial do País, para promover a melhoria do clima organizacional. Para isso, foi criado, em 2010, o projeto “Quem canta seus males espanta”, um coral de funcionários. O sucesso da iniciativa fez com que o coral se tornasse parte integrante do projeto de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa e a atração das campanhas para arrecadar recursos para instituições sociais. O grupo também tornou-se ferramenta de relacionamento da empresa com seus clientes. No Natal do ano passado, o “Quem canta seus males espanta” se apresentou em diversos condomínios comerciais cuja manutenção está a cargo da Álamo. Neste ano, o coral já tem apresentações agendadas para os dias 14 e 18 de março no Centro Empresarial Mourisco e no Condomínio Internacional Rio, na Praia do Flamengo.

, , , , , ,


Comments are closed.

Assine nossa newsletter