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Futuro das Fanpages é nebuloso, segundo fontes internas no facebook , o almoço grátis acabou para empresas e marcas! Entenda o que vai ocorrer com as fanpages em um futuro próximo…

Marcas, artistas e empresas que utilizam o facebook como ferramenta de marketing, usando seu público das Fanpages, já vem percebendo há meses como elas estão perdendo alcance, e atingindo um número cada vez menor de usuários, mesmo que seu número de seguidores aumente continuamente.

Mas o que se suspeitava ser apenas um rumor tornou-se algo realmente concreto. Mas, se você “pegou o bonde andando”, deixa eu explicar melhor como que uma fanpage é utilizada por marcas e empresas, se você é apenas um usuário que navega normalmente no facebook apenas para se divertir com os amigos.

O que é uma fanpage do Facebook

Bom, de acordo com o próprio  Facebook, uma Fan Page é uma interface específica para a divulgação de uma empresa, marca, banda, etc. Ao realizar a criação é possível escolher o objetivo dela, conseguindo assim melhor segmentação do público que deseja alcançar.

Com o objetivo de disponibilizar um recurso de interação e comunicação voltado especificamente para a divulgação de marcas, produtos, empresas, bandas, entre outros, o Facebook criou a Fan Page.

A Fan Page é, em essência, uma página do Facebook que pode ser seguida pelos usuários e interessados em determinada marca ou empresa, oferecendo uma estratégia de marketing digital eficiente e de baixo custo.Correção. Isso era o que as marcas pensavam, e que o facebook preferia não comentar a respeito.

Como funcionavam as Fanpages para quem tem site/empresa/projetos online

No início, as Fanpages funcionavam como um canal direto com os “fãs”de determinada marca, banda, artista ou empresa. isso ajudava na comunicação, no branding dessas marcas. pequenas empresas por exemplo , pizzarias e reatuarantes avisavam no Facebook sobre promoções exclusivas, mantinham contato com as pessoas e eliminavam a distância entre o consumidor. Bandas conseguiam interagir melhor com o público e oferecer uma melhor relação. Para quem tem site então, era uma ótima forma de obter tráfego. Tenho sites quem que bastava colocar um link em uma fanpage com 9mil pessoas que em 10 minutos já subiam 40 users online no site. Hoje com uma fanpage de 27k , mal coloco 12 online. E essa queda tem sido observada por muitos webmasters e analistas de mídias sociais, mas o facebook sempre se esquivou, com vários tipos de desculpas diferentes, que por muito tempo até fizeram sentido, mas que com o tempo foram sendo derrubadas.

O que deve ocorrer no futuro

De acordo com fontes internas do facebook, em informações divulgadas ao site gawker, o objetivo do facebook é que num futuro as publicações gratuitas só atinjam cerca de 2% do público da fanpage. Claro, todos nós sabemos que o facebook é uma empresa e precisa lucrar, mas obviamente, as consequências no mercado serão perceptíveis em pouco tempo. É um tipo de estratégia que o Facebook adotou, que embora possa soar agressiva, seus analistas com certeza tem todos os prós e contras e riscos totalmente calculados e mitigados.

Bom, para grandes empresas, isso significa ter de investir mais em marketing no facebook, ter de gastar mais para atingir seu público. Já para as pequenas empresas, como o restaurante do bairro, o negócio provavelmente vai ser voltar a distribuir folhetos e alugar um guri passando com uma bicicleta de som.

Qual a minha opinião

Bom, na minha opinião, é o que todos nós já sabíamos não é verdade? Não existe almoço grátis na Internet. O grande problema do modelo de negócio do facebook para quem tem uma marca ou empresa, é que praticamente é exigido que você pague duas vezes, pois ele permite que você “compre” a curtida dos fãs, mas depois exige que pague mais para que esses fãs vejam todas as suas publicações. O engraçado é que a pessoa escolheu seguir essa página , fica sem poder ver suas publicações, a não ser que o dono da mesma pague ao facebook. Muito diferente do modelo do twitter por exemplo, onde se pode ver tudo. Claro que para empresas que trabalham com venda, acredito que continuará sendo de ótimo retorno continuar anunciando no facebook, pois é lá onde o público ainda está. Acredito que irá demorar muito para o G+ emplacar, se é que isso ainda vai ocorrer. Mas essa claro, é só minha opinião.

 

Retirado de: http://mestredossites.com.br/2014/03/facebook-fanpages-festa-acabou-o-ultimo-sair-apague-luz/