As Novidades da Coluna Calçadão 30

27 Jul , 2011 comunicação

Amigos,
O mês de agosto está chegando e com ele o McDia Feliz. Nesta 23ª edição a campanha traz novidades 2.0. Saiba quais. As redes sociais continuam como um campo a ser explorado pelos vários segmentos da economia, inclusive o bancário, como mostra pesquisa da MITI. Saiba também sobre as finalistas do Prêmio Estácio de Jornalismo. Novidades? Mande para calçadão@pqn.com.br.

McDia Feliz
O McDia Feliz 2011 já começou e este ano está com novidades na Internet. A maior campanha brasileira em beneficio de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer conta com famosos colaboradores que apoiam a causa em blogs e em redes sociais como o Twitter. São os Embaixadores 2.0. Os perfis Mussum Alive, Hebe Camargo e Mauzix já estão na ativa, para motivar a participação dos internautas. Alesie, do blog Te Dou um Dado?, Clube do Pai Rico, Jonny Ken, Agora Já Falei, Hugo Gloss, Tes2alia, Cleycianne e o chef Carlos Bertolazzi também são Embaixadores 2.0 do McDia Feliz 2011. A campanha ganhou destaque nas mídias sociais no ano passado, quando as palavras “McDiaFeliz”, “BigMac” e a tag “#McDiaFeliz” foram as mais repercutidas pelos internautas de todo o planeta no dia 28 de agosto. Neste ano, a 23ª edição da campanha beneficiará 73 projetos de 59 instituições de todo o País com o valor arrecadado nas vendas de sanduíches Big Mac no dia 27 de agosto. Participe!

Bancos e Redes Sociais
Em junho, a MITI Inteligência realizou um monitoramento em mídias sociais sobre os cinco bancos brasileiros com maior presença na web. Foram capturadas quase 50 mil interações com as palavras-chave: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, no Twitter, Facebook, Youtube, fóruns, blogs e o site Reclame Aqui. O Santander foi o mais citado, com 27.500 menções, ou seja, mais de 50% do conteúdo capturado. No Twitter, Facebook e LinkedIN, o banco conta com mais de 26.700 seguidores, 11.300 fãs e 25.500 contatos, respectivamente. “As empresas que investem na web e integram suas campanhas online e offline conseguem resultados bem mais positivos”, comenta Elizangela Grigolettiu, gerente de Marketing da MITI. O segundo mais citado foi o Bradesco (16%), seguido pelo Banco do Brasil e Itaú, com quase 12%, cada. A pesquisa mostra que as mídias sociais são um campo a ser explorado pelos bancos, fortes investidores em publicidade na web, mas tímidos em mídias sociais.

“Horizons”Seguindo a linha das campanhas publicitárias de grandes grifes internacionais de moda, a Deca, líder no mercado de louças e metais sanitários, decidiu inovar ao apresentar a nova coleção 2011. Com inspiração no mestre da fotografia, Guy Bourdin, os anúncios de página dupla são como um editorial de moda, com fotos impactantes, cores fortes e cortes inusitados. A comunicação reforça a imagem de elegância no design dos produtos, ambientados por cenários modernos e mar azul ao fundo. A campanha de mídia impressa está sendo veiculada em revistas de decoração, luxo e interesse geral. Show!

iG: três indicações no Prêmio Estácio
Três jornalistas do Último Segundo são finalistas no 1º Prêmio Estácio de Jornalismo, criado pela Universidade Estácio de Sá. O portal foi o único que recebeu indicações na categoria Internet Nacional. As jornalistas indicadas são Priscila Borges, Marina Morena e Tatiana Klix, autoras de uma série de matérias sobre educação superior: “As pós-graduações brasileiras entre as melhores do mundo”; “Novas universidades federais cobrem vazios no mapa do ensino; e ”Bolsa leva futuro professor a conhecer realidade que o espera”. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de agosto, em um evento no Monumento Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, no Rio. Boa sorte meninas!

Nikon no Brasil
A Nikon, uma das empresas mais tradicionais no ramo de imagem e ótica do mundo, chega ao Brasil. E, para comunicar esta chegada, contratou a agência WMcCann com o intuito de se “tropicalizar”. Daí surgiu a campanha “Eu sou Nikon”, já traduzido do inglês, que tem seu nome destacado nas peças publicitárias, anúncios de mídia impressa e Internet que, em alinhamento com o filme, pretende trazer o consumidor ainda mais para perto da marca. A primeira peça a ser veiculada na mídia impressa, retrata um garoto em frente ao Cristo Redentor, de braços abertos, fazendo o gesto simbólico da cruz. Como maior símbolo do País, o Cristo enaltece o lado da felicidade e da emoção sentida pelo menino no momento da foto. Já o filme nacional recebe o nome de “Eu sou Nikon BRASIL” e traz belas imagens do cotidiano. O novo filme será veiculado em TV aberta (São Paulo e Rio de Janeiro) e TV paga, para todo o mercado nacional.

Livros Para as Férias
Desde o início de julho, a Estante Virtual convida os leitores a montarem uma estante de livros para as férias. E a ação interativa se tornou sucesso: na semana do lançamento, o portal recebeu mais de duas mil indicações de livros, com uma média de quatro indicações por internauta. A diversidade de títulos sugeridos mostra que o interesse dos leitores vai muito além da lista de mais vendidos. Assim, o portal está construindo, junto com os leitores, uma lista de sugestões de leitura rica e totalmente inédita. A lista completa de sugestões pode ser conferida no blog do portal – http://www.estantevirtual.com.br/blogdaestante/. Para participar é simples. Basta acessar a fan page do portal no Facebook (www.facebook.com/estantevirtual ) e compartilhar as sugestões ou enviar pelo Twitter, com a hashtag #evnasferias. Eu já mandei minhas sugestões, e você?

Vôlei
A Hypermarcas, maior empresa de bens de consumo do Brasil, anuncia a sua entrada no vôlei de praia brasileiro. Alinhada com o cenário onde as disputas da modalidade acontecem – a praia – a marca escolhida é Cenoura & Bronze, líder em bronzeadores e presente no mercado há mais de 30 anos. A marca é a nova patrocinadora da dupla brasileira Taiana e Vivian, que disputam o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, além do Circuito Mundial promovido pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol). A dupla brasileira terá Cenoura & Bronze estampada em seu uniforme (bonés/viseiras e sunquínis) e no material de treino (camisas, shorts, toalhas, mochilas). Outra novidade de Cenoura & Bronze é o patrocínio ao projeto social Virna Vôlei, idealizado e comandado pela ex-jogadora e medalhista olímpica Virna Dias. Trata-se da inauguração de um CT (Centro de Treinamento) no Rio, que abrigará uma escolinha de vôlei de praia e oferecerá outras atividades e serviços às comunidades carentes. Nada mais oportuno!

Veja na íntegra: www.pqn.com.br

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