20 anos do Clube de Comunicação também no calçadão

5 Out , 2011 comunicação

Amigos,
Nesta semana, uma coluna diferente. No próximo dia 11, o Clube de Comunicação, o pioneiro das redes sociais, completa 20 anos. E, para relembrar este feito, Calçadão conversou com a fundadora e presidente do grupo, a jornalista Terezinha Santos. Na coluna, ela conta as muitas histórias deste Clube, que foi o precursor do conceito de networking e do qual participo com muito orgulho, como Diretoria-Executiva. O assunto nesta semana mudou, mas a lembrança não. Novidades? Mande para: calcadao@pqn.com.br.

Clube de Comunicação:
O Pioneiro nas Redes de Relacionamento Faz 20 anos

“Quem Planta Carinho e Idéias Permanece…” O slogan criado para homenagear Paulo Granja ainda norteia o Clube de Comunicação, 20 anos depois. A ideia de criar um grupo de jornalistas em torno das questões profissionais surgiu nos encontros na Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde o jornalista Paulo Granja era diretor. Toda semana, Granja, gerente de Comunicação da Abifumo (Ass. Brasileira da Indústria do Fumo), reunia seus amigos jornalistas como: Terezinha Santos, Herval Faria, Gilson Campos, Eduardo Jardim Freire, Sonia de Barros, Iara Cruz, Ilza Araújo e Wilson Baroncelli, entre muitos outros, para colocar o papo em dia.
Com a morte de Granja, em 1990, Terezinha (Terê, para os amigos) tomou a iniciativa de convidar vários jornalistas para formar o Clube de Comunicação. O objetivo era realizar encontros de atualização profissional e homenagear o saudoso amigo. Em outubro de 1991 foi realizada a primeira reunião na sede da Golden Cross, onde Terê era gerente de Comunicação.

Voluntariado
“No terceiro encontro, no Hotel Miramar, em Copacabana”, conta Terezinha “o grupo propôs que o Clube de Comunicação deveria ter uma diretoria para, de forma voluntária, organizar encontros e liderar o grupo. Fui eleita naturalmente a presidente e Gilson Campos, na época gerente de Comunicação da Infraero, vice-presidente. Assim, desde então permanecemos firmes nesta posição. Fomos agregando pessoas nessas duas décadas, realizando encontros e levando palestrantes para falar sobre temas diversificados nas nossas áreas de interesse”.
“Quando o Clube foi criado, em 1991,” prossegue ela, “não havia Internet, e-mail, muito menos MSN ou Facebook. Assim, os convites eram enviados por correio, mais tarde por fax e sempre confirmados por telefone. Era trabalhoso, mas era uma forma de agregar, de tecer a rede social que hoje está aí, com cerca de 1000 participantes”.
Na falta das redes sociais, os encontros eram divulgados nos veículos de comunicação e, principalmente, na disputada coluna Ricardo Boechat, em O Globo.
“Eram encontros memoráveis”, lembra a jornalista. “Entre os inúmeros palestrantes tivemos Ancelmo Gois, Mauricio Menezes, Lula Vieira, André Trigueiro e Guilherme Fiúza. O convite era aceito pela simpatia com os associados e a empatia com o Clube. Não havia cachê. Mesmo porque é um grupo informal, sem mensalidades, portanto, sem receita”.

Nas mídias Sociais
De lá pra cá, a essência do Clube de Comunicação permanece, mas evoluiu a forma de comunicação. Em 2005, por sugestão de Lalá Aranha, foi criado um grupo para o Clube no Yahoo. Hoje, o Clube de Comunicação está no Twitter, Facebook, Orkut e Linkedin, além de ter um blog para eternizar sua história. Como resultado, reúne cerca de 1000 associados, entre jornalistas, relações públicas, marqueteiros, publicitários e estudantes que se espalham entre Rio, São Paulo, Minas, Paraná, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, além de outros países como França, Portugal, Estados Unidos, Argentina e Japão. Integrantes que trocam informações, contatos e atualizam seu networking, com o apoio dos demais diretores e moderadores, como Andrei Bastos, Cristina Vaz de Carvalho, Daniel Tussini, Ilza Araújo, Roberto Ferreira, Cristina Freitas, Malu Fernandes, Jamile Attiè, Thaís Naldoni, André Burger, Monica Coronel e Hélio Araújo.
E, para comemorar estas duas décadas de resistência, no próximo dia 11 de outubro, a partir das 18h, os associados e amigos vão festejar o aniversário do Clube em um jantar de adesão, no Hotel O.K., Rua Senador Dantas, 24 – Cinelândia, Rio de Janeiro. Informações e confirmações pelos e-mails: tsantos@tfscomunicacao.com.br; better@background.com.br. Está esperando o quê, para participar?

, , , , , ,


Comments are closed.

Assine nossa newsletter